Análise de causa raiz com o Diagrama de Ishikawa (6M)
A análise de causa raiz é um termo bastante conhecido e utilizado nas empresas, quase um ‘clichê’. Mas o fato é que, apesar de conhecido, grande parte das empresas não realiza uma boa…
A análise de causa raiz é um termo bastante conhecido e utilizado nas empresas, quase um ‘clichê’. Mas o fato é que, apesar de conhecido, grande parte das empresas não realiza uma boa…
Hoje, o sucesso de uma empresa depende tanto de uma boa gestão, com processos otimizados e capazes de gerar um crescimento sustentável, quanto da qualidade dos produtos e serviços que ela entrega aos…
Recentemente trabalhamos junto a uma Empresa Multinacional Fabricante de eletrodoméstico. A nossa meta era apresentar um plano de ganho de produtividade e ao mesmo tempo trazer redução nos investimentos. A principal ferramenta utilizada…
A competitividade do mercado intriga colaboradores e gestores: diante das tecnologias e técnicas que surgem a cada dia, os processos, práticas e, até mesmo, os modelos de negócios precisam ser repensados constantemente. Com…
Mercado retraído e clientes comprando baixos volumes. Essa situação é familiar? Manter sua empresa rentável nesse cenário, que demora a mudar, deve ser um enorme desafio. Mas saiba que é possível repensar a…
No ambiente de operações, sempre que um problema surge, as pessoas buscam atacá-lo de forma imediata. A mensagem é de que “algo precisa ser feito”. Soluções de curto prazo permitem que a operação continue, mas não são suficientes para…
Todo mundo sabe que, para uma boa tomada de decisão, é preciso ter informação. É necessário medir, se apoiar em números e fatos, em vez de apenas ter um bom ‘feeling’ sobre o…
Em posts anteriores, apresentamos oportunidades que podem ser aproveitadas por quase todas as empresas para melhorar seu desempenho. Se você iniciar a leitura pela oportunidade #1 e seguir a sequência até a oportunidade #4, entenderá que existe um caminho…
A concorrência e as condições de mercado impõem a constante necessidade de se buscar a melhoria do resultado de qualquer negócio. Existe pouco espaço para reajuste de preços e os volumes de produção…
Nos últimos anos tivemos oportunidade de verificar as dificuldades encontradas no dia a dia dos nossos clientes sobre o que tem “tirado o sono” dos gestores de suas operações. O que chama a…