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Como fazer Lean: Conheça os primeiros passos para implementação da metodologia na sua empresa

Por Fábio Alves em 22/11/2019

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Metodologia Lean é um dos melhores recursos para melhorar o desempenho de qualquer empresa. Sua aplicação visa a diminuir os desperdícios e promover a melhoria contínua.

Com a otimização das operações, é possível aumentar a produtividade e melhorar os resultados. Por isso, para alcançar o desempenho desejado, é fundamental saber como fazer Lean.

Isso significa conhecer e aplicar bem os principais conceitos e ferramentas da metodologia. Assim, é possível garantir que ocorram mudanças positivas na operação e no futuro do negócio.

Para entender melhor, veja como o processo funciona e descubra como fazer Lean da maneira correta.

Como a metodologia funciona?

A aplicação do Lean envolve, principalmente, uma mudança de cultura e de processos. É preciso que todos compreendam a importância de repensar a maneira como se trabalha de forma produtiva, eficiente e sem desperdícios. Desse modo, é possível conquistar novos resultados.

Ao final, é possível gerar maior valor e atender melhor cada cliente, ao mesmo tempo em que se alcança ganhos de eficiência. Como consequência, é fácil perceber que a empresa, como um todo, alcança uma performance diferenciada.

Como é o ambiente profissional Lean?

Saber como fazer Lean significa transformar a cultura da empresa de forma que mudanças aconteçam e se consolidem. Antes que o resultado mude, o ambiente profissional ganha uma cara nova, já que todos precisam se comprometer com a mudança.

A cultura da resolução de problemas

A primeira mudança significativa deve ser realizada pela liderança de empresa, que é incentivar e conferir liberdade para que cada equipe possa expor os problemas existentes, com o objetivo de resolvê-los.

O reconhecimento de um problema é, muitas vezes, o gatilho que motiva uma mudança na organização. Se a cultura da empresa se preocupa muito mais em punir uma equipe ou colaborador por um problema, em vez de suportar o processo de resolução, gera-se uma desmotivação geral na equipe.

O raciocínio, errado, mas existente é: “melhor manter esse problema escondido, antes que eu seja responsabilizado por ele”. Assim, a melhor maneira para impactar a cultura da empresa nessa direção é oferecer suporte as atividades de resolução de problemas. Isso passará uma forte mensagem de que “agora é diferente”.

Busca pelo ganho de eficiência e produtividade

Ganhar eficiência e produtividade passa a ser algo no ‘radar’ de todas as equipes. Assim pode-se esperar uma maior abertura das equipes para investigar as causas, discutir soluções, elaborar planos e, especialmente, comprometimento com a implementação.

Quase sempre, a melhoria do resultado não é gerada pelo maior empenho e esforço de cada colaborador em seu trabalho, mas sim pela impacto das mudanças realizadas. Quer resultado diferente? Faça diferente!

Assim, o ambiente organizacional, que é feito de e por pessoas, se torna mais aberto à mudanças. E existe grande valor nisso. Estaremos adicionando a inovação à “caixa de ferramentas” de cada empresa, fundamental para obter melhores produtos e melhores processos.

Melhoria do atendimento ao cliente

As mudanças obtidas ao executar o método não se limitam ao ambiente interno. O processo leva à melhoria contínua e ao aumento da qualidade de todas as operações. Além de entregar um produto melhor ao cliente, o atendimento é otimizado. Por isso, é possível se consolidar no mercado e obter máximo desempenho.

Como fazer Lean?

Para acertar na implementação, é essencial contar com planejamento, organização e foco no que é importante para o negócio. Também é indispensável evitar algumas falhas comuns e que podem comprometer os resultados.

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Adicionamos a seguir uma referência para você saber como fazer Lean e dar os primeiros passos nessa jornada. Acompanhe.

Desenvolva uma estratégia própria

Desenvolva uma estratégia próprias e bem documentada. Não adianta copiar uma fórmula básica, o roteiro descrito em algum livro (as referências sobre Lean são vastas) ou o que é feito no concorrente. Cada empresa tem necessidades específicas, que devem ser contempladas nessa estratégia, que deve deixar claro como iremos gerar valor e atender melhor cada cliente.

É o momento de definir os objetivos e de estabelecer quais serão os recursos e as ferramentas para a utilização. Para aprimorar o processo, convém avaliar a contratação de uma consultoria. O apoio especializado vai reforçar a visão interna e ajudar a conduzir as mudanças.

Conheça as operações

Em seguida, é preciso entender muito bem todos os processos envolvidos na criação e na entrega de valor. É fundamental conhecer todos os passos, desde o início de desenvolvimento do produto até as etapas finais da operação e entrega ao cliente. Isso normalmente é realizado através de um mapeamento de fluxo de valor.

O principal interesse é reconhecer os gargalos e os desperdício. Ao entender o que pode ser melhorado e o que causa perdas, há como planejar mudanças estratégicas e consistentes.

Elabore um fluxo de valor eficiente

Após compreender quais são os passos envolvidos, é o momento de criar um fluxo que gere valor ao cliente. Do pedido à fabricação, por exemplo, pode fazer sentido eliminar uma etapa burocrática e que não agregue valor.

A intenção é construir um processo que una efetividade, eficiência e desperdício zero. Desse modo, fica mais fácil compreender quais são as mudanças que, de fato, geram impacto na empresa. Lembrando, foque sempre em melhorar o atendimento ao cliente.

Engaje o time

Não basta planejar a transformação, se ela não for executada pelas pessoas. Por isso, todo o time deve estar envolvido e engajado para criar os melhores processos produtivos. Na prática, isso envolve comunicação reforçada e a chance da equipe operacional ser ouvida e se posicionar em relação aos problemas do dia a dia.

Nesse momento, também é essencial contar com a atuação da liderança. Como dito anteriormente, ela deve mostrar que está interessada nas mudanças para melhor e que está disposta a suportar esse processo. Isso fornece uma mensagem poderosa para a organização.

Faça treinamentos e capacitações

Outro passo essencial para fazer Lean inclui a capacitação. Cientes da necessidade de novos fluxos produtivos, os colaboradores precisam ser treinados para que possam aplicar a metodologia com sucesso. Também é interessante formar alguns especialistas em ferramentas do Lean que podem suportar as equipes operacionais no uso de algumas ferramentas (como o Trabalho Padrão, 5S, TPM, Setup Rápido, Mapeamento de Fluxo de Valor, Gestão Visual, etc – clique em cada ferramenta listada para saber mais).

Por meio do desenvolvimento de equipe com treinamentos e capacitações, os profissionais se tornam capazes de entregar resultados melhores. Sendo assim, é interessante planejar o desenvolvimento de habilidades específicas para os resultados desejados.

Use os indicadores adequados

Para acompanhar o sucesso da implantação do Lean, é preciso estabelecer os indicadores certos, que incentivem a melhoria da produtividade. As métricas devem ser estratégicas e representar o que agrega valor de maneira consistente.

A partir da medição e do acompanhamento dos resultados, é possível entender como anda o desempenho, quais processos são eficientes e o que deve ser trabalhado. Com um novo planejamento, é viável instituir a melhoria contínua.

Saber como fazer Lean inclui entender todos os passos dessa mudança de operações e de cultura. Desse modo, é possível otimizar a operação como um todo, fortalecendo a atuação no mercado e a robustez do negócio.

Quer outras dicas para implementar em sua empresa e melhorar os resultados? Siga-nos no Facebook ou no LinkedIn!

Para saber mais sobre como fazer Lean, clique e acesse o post “Lean Manufacturing: Guia completo para aplicá-lo com eficiência“.

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Fábio Alves

Fábio Alves

Sócio-Diretor da Kimia. Engenheiro de Produção com MBA Internacional em gestão de negócios. Tem mais de 15 anos de experiência implementando Lean no Brasil, México, Argentina, Suécia, Suíça, Espanha e França.



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