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Método Kaizen: saiba o que é, como aplicar e seus benefícios!

Por Fábio Alves em 26/01/2021

Aplicado com sucesso nas mais diversas empresas de todos os segmentos, o Método Kaizen traz ótimos resultados quando é necessário melhorar os processos existentes. Ele pode ser utilizado para que gestores e colaboradores encontrem a melhor maneira de executar processos e atividades de modo excelente. Dessa maneira, a produção de bens ou serviços se torna mais eficiente.

Parte importante do crescimento de grandes empresas, o Método Kaizen possibilita implementar mudanças e corrigir erros de modo a proporcionar evolução contínua da operação. Assim, o método pode ser aplicado na organização para garantir que ela esteja em constante mudança e evolução. Isso tem tudo a ver com a MELHORIA CONTÍNUA (CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS), aspecto chave para as empresas que desejam se destacar no mercado e acelerar implementações com poucos recursos.

Método Kaizen e Gestão Visual

Ficou interessado em entender como o Método Kaizen funciona? Então, continue conosco porque preparamos um conteúdo SUPER COMPLETO abordando os seguintes temas (CLIQUE NO LINK LOGO ABAIXO PARA IR DIRETAMENTE ATÉ A SEÇÃO). Detalhamos inclusive o passo a passo para você aplicar em sua empresa:

– O QUE É O MÉTODO KAIZEN?

– EXEMPLO DE EVENTO KAIZEN NA PRÁTICA – CASO REAL MUITO INTENSO!

– QUANDO SUA EMPRESA DEVE APLICAR O MÉTODO KAIZEN?

– QUAIS SÃO OS PRINCÍPIOS DO MÉTODO KAIZEN?

– COMO APLICAR O MÉTODO KAIZEN? PASSO A PASSO!
>> Identifique o foco do kaizen e oportunidades de melhoria (Plan ou ‘Pré Kaizen’)
>> Estabeleça metas e objetivos (Plan ou ‘Pré Kaizen’)
>> Defina os participantes da equipe do kaizen (Plan ou ‘Pré Kaizen’)
>> Defina ações de curtíssimo prazo (Plan ou ‘Durante o Kaizen’)
>> Execute o plano (Do ou ‘Durante o Kaizen’)
>> Avalie os resultados (Check e Act ou ‘Durante o Kaizen’)
>> Monitore a mudança (Check e Act ou ‘Pós Kaizen’)

– QUAL A EQUIPE NECESSÁRIA PARA APLICAR O MÉTODO KAIZEN?

– QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO MÉTODO KAIZEN?

– QUAL MENSAGEM A EMPRESA QUE APLICA O MÉTODO KAIZEN TRANSMITE A SEUS COLABORADORES?

– UMA MANEIRA ALTERNATIVA PARA PROMOVER O MÉTODO KAIZEN

– CONCLUSÃO

Esse conteúdo foi produzido a partir da experiência de nossos consultores e é bastante focado na prática. Juntos, participamos de mais de 100 Kaizens nas mais diferentes empresas e segmentos. OU SEJA, ESSE MATERIAL É BASEADO EM CASOS REAIS.

O QUE É O MÉTODO KAIZEN?

O Método Kaizen surgiu no Japão após a Segunda Guerra Mundial, em um contexto industrial em que o LEAN MANUFACTURING (CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE ESSA METODOLOGIA QUE BUSCA TORNAR AS EMPRESAS MAIS EFICIENTES E LIVRES DE DESPERDÍCIOS) ganhava força. O país estava devastado após o término do conflito, fazendo com que o governo incentivasse projetos nas áreas de administração e gestão para que os processos industriais fossem reestruturados.

A palavra tem origem na junção dos termos “kai” (“mudar”) e “zen” (“melhor”). Desse modo, ela prega a ideia de não passar nenhum dia sem que haja uma mudança para melhor. Isso é representado pelos ideogramas abaixo.

Significado kaizen

Sua versatilidade e seu propósito podem ser aplicados tanto na vida profissional como nas rotinas organizacionais. Ainda no campo das ideias, algumas pessoas citam a ideia de ‘melhorar 1% todos os dias’, destacando o processo lento porém consistente de mudança. Todo dia deve ser melhor do que o dia anterior, ainda que o ‘1%’ mencionado seja simbólico.

Por fim, importante destacar que um objetivo fundamental é fazer com que o trabalho em equipe prevaleça sobre o individual, de forma que o Kaizen possa estimular o desempenho e ajudar na evolução rápida de processos e sistemas de trabalho.

EXEMPLO DE EVENTO KAIZEN NA PRÁTICA – CASO REAL

Para não ficar somente no campo filosófico ou das ideias, o Método Kaizen é aplicado na prática por meio de uma atividade de melhoria dirigida, um Evento Kaizen. Trata-se de uma atividade em grupo em que a equipe escalada para o trabalho permanece focada durante alguns dias, ou seja, afastada de suas atividades rotineiras, para resolver um problema ou implementar uma mudança/melhoria.

Durante esse período, atingir o objetivo estabelecido deve ser a única preocupação da equipe. Clique no vídeo a seguir e confira um CASO REAL de um Evento Kaizen realizado com suporte da Kimia. Este trabalho foi realizado em 5 dias.

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE A MELHORIA DE PROCESSOS LOGÍSTICOS.

Ao final do conteúdo, também apresentamos um método alternativo para aplicar o Método Kaizen.

A seguir, discutimos quando e como aplicar o Método Kaizen, bem como seus princípios e benefícios. Continue a leitura para entender mais.

QUANDO SUA EMPRESA DEVE APLICAR O MÉTODO KAIZEN?

Normalmente, o método é utilizado com sucesso para resolver de maneira acelerada os seguintes tipos de problemas:

  • Implementação de pequenas etapas de uma iniciativa ou projeto mais amplo.
  • Criação de células de trabalho e melhoria de fluxo.
  • Aumento de produtividade em uma linha de produção ou estação de trabalho.
  • Melhoria dos indicadores de qualidade.

Outra abordagem que tem origem no Lean Manufaturing, mas é considerada de aplicação mais rápida e com resultados mais imediatos é o WCM – World Class Manufacturing. CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE O WCM.

A lista acima não esgota, de maneira nenhuma, todas as aplicações possíveis para o Método Kaizen.

QUAIS SÃO OS PRINCÍPIOS DO MÉTODO KAIZEN?

O método tem alguns princípios que guiam a maneira de aplicá-lo em qualquer âmbito. É importante conhecê-los e entender como eles permitem o aprimoramento.

Combiná-los é a forma ideal para conduzir qualquer situação e adquirir o aprendizado necessário para transformar os problemas em OPORTUNIDADES DE MELHORIA. Confira-os a seguir!

Eliminar o desperdício

Aumentar a eficiência é o melhor caminho para atingir o potencial máximo de qualquer operação. Por isso, ELIMINAR DESPERDÍCIOS (CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS) e aproveitar bem os recursos é um dos objetivos principais desse método.

É importante, então, encontrar a melhor maneira de utilizar um recurso para que sua capacidade seja totalmente aproveitada. Quando se estabelece um bom método para se realizar cada atividade, tudo pode ser usado em sua totalidade. Assim, as equipes conseguem FAZER MAIS COM MENOS recursos, sem abrir mão da qualidade.

A definição de um bom método contempla aspectos como a mão de obra, o método, o material e as máquinas disponíveis (os 4M’s), de forma a analisar cada processo com uma abordagem ampla.

Importante destacar que estamos falando de “um bom método de trabalho”, não do método ideal. Por definição, deve ser possível aprimorá-lo novamente no futuro, já que estamos falando de um PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA (CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS).

Engajar todos os colaboradores

Os processos só podem ser aprimorados se todos os envolvidos estiverem em sintonia, alinhados com o mesmo propósito. Como todos os colaboradores participam e tem a chance de apontar oportunidades e dificuldades existentes, a probabilidade de que boas soluções sejam encontradas é alta.

O envolvimento direto das pessoas também é fundamental para reduzir a resistência à mudança das equipes operacionais!

Isso significa que todos, da base ao topo, precisam se envolver e atuar para melhorar o desempenho pessoal e da empresa. Isso reflete no resultado final e permite que o processo entregue melhores resultados.

Método Kaizen traz melhorias com baixo custo

Alguns investimentos demandam uma grande quantidade de recursos financeiros. Um exemplo é a aplicação de dinheiro em NOVAS TECNOLOGIAS OU COMPRA DE NOVOS EQUIPAMENTOS (CLIQUE AQUI E ACESSE UM CONTEÚDO ESPECÍFICO SOBRE O TEMA).

O Método Kaizen desconstrói essa ideia e mostra que é possível fazer melhorias a baixo custo. Ele valoriza a continuidade, lenta e persistente, de pequenas mudanças que, somadas, podem representar grande impacto e tornar operações mais produtivas e rentáveis, sem despender muito dinheiro.

Como um Evento Kaizen é uma atividade de curto prazo, soluções baseadas em criatividade e inovação acabam sendo privilegiadas, em vez de se recorrer a investimentos e novas tecnologias.

Mudar em qualquer ambiente

Um dos princípios básicos do método é que mudanças e melhorias podem ocorrer em qualquer lugar, sob qualquer ação. Assim, é possível aprimorar qualquer processo ou aspecto empresarial.

Uma característica dessa técnica são as mudanças pequenas e em ciclo contínuo. Elas começam em um ponto pequeno, quase imperceptível, e evoluem até chegar a uma grande modificação estrutural.

Liberdade para expor os problemas

O Método Kaizen relaciona intimamente a melhoria com a transparência do processo. Isso significa que a cultura da empresa deve ser moldada para que as pessoas possam identificar e trazer à luz os problemas, sem que sejam culpadas ou retaliadas por isso.

Isso exige maturidade da organização, uma vez que boa parte das pessoas estão acostumadas, desde criança, a serem responsabilizadas pelos problemas que aparecem. O estilo de liderança também influencia demais o comportamento das equipes.

Esse é um princípio bastante importante, já que o reconhecimento de que existe um problema é o primeiro passo para que estes sejam resolvidos. É preciso que todos estejam cientes sobre a real condição dos processos atuais.

Envolver a liderança

Muitas pessoas atribuem a Dr. W. Edwards Deming a filosofia por trás do Método Kaizen. Isso porque, como forma de ajudar a reconstruir o enfraquecido Japão após a Segunda Guerra Mundial, ele recebeu o convite para compartilhar seus ensinamentos.

Entre eles estava o instaurado papel de liderança para intensificar sua participação e orientação da operação sobre quais são as metas e importância de alcançá-las. Ou seja, um líder deve saber guiar as pessoas e orientá-las em atividades para melhorar a maneira como o trabalho é realizado.

Não deixar atividades para depois

Quando um Evento Kaizen é realizado, uma equipe dedicada tem a missão de resolver problemas e implementar melhorias que irão impactar o resultado positivamente, tudo isso em um curto espaço de tempo (de 3 a 5 dias, em geral).

Por isso, foco deve ser dado para que não existam pendências a serem resolvidas após o término do evento. Isso exige planejamento antes e durante a realização do kaizen, assim como uma definição clara dos objetivos e escopo do trabalho, e a ESCALAÇÃO DAS PESSOAS CERTAS PARA PARTICIPAR (CLIQUE AQUI E ACESSE UM CONTEÚDO ESPECÍFICO SOBRE A EQUIPE KAIZEN). É difícil pensar que uma mudança dirigida como um kaizen possa acontecer com rapidez sem existir uma boa dose de planejamento. A seguir, iremos detalhar as etapas necessárias de planejamento e execução.

Você também pode aprofundar seu entendimento do Método Kaizen, acessando nosso e-book completo sobre o tema. É gratuito. CLIQUE AQUI OU NA IMAGEM ABAIXO.


COMO APLICAR O MÉTODO KAIZEN?

Como dissemos, não é preciso fazer grandes investimentos para aplicar o Método Kaizen. O essencial é envolver todos os colaboradores no processo, das equipes operacionais (a base) até os cargos de liderança.

É importante ter a visão geral de que, na prática, o Evento Kaizen irá promover um CICLO PDCA (CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS), com ações de curtíssimo prazo. Serão cumpridas as seguintes etapas:

  • planeje (Plan) — desenvolva um plano a partir dos problemas e requisitos levantados;
  • faça (Do) — execute o plano;
  • verifique (Check) — mensure e avalie os resultados;
  • aja (Act) — aperfeiçoe o plano de ação e a implementação em função dos resultados.

A cada etapa do Evento Kaizen, o paralelo com o Ciclo PDCA será destacado.

Identifique o foco do kaizen e oportunidades de melhoria (Plan ou ‘Pré Kaizen’)

O problema a ser resolvido deve ser minimamente analisado, assim como as oportunidades e algumas ações possíveis a ser implementadas. Esse entendimento mínimo da situação é fundamental para se prever os recursos (materiais e pessoas) que serão necessários durante a realização do trabalho.

Importante destacar que não estamos pulando etapas e indo diretamente para as soluções. A análise prévia serve apenas para suportar o trabalho de planejamento para a realização do Evento Kaizen.

Estabeleça metas e objetivos (Plan ou ‘Pré Kaizen’)

Para estabelecer as metas e os objetivos do Evento Kaizen, siga o padrão SMART, acrônimo para:

  • Específicos (Specific) — estabeleça objetivos claros;
  • Mensuráveis (Measurable) — verifique formas de mensurar o desempenho do processo atual;
  • Alcançáveis (Achievable) — os objetivos devem ser possíveis, porém sempre desafiadores, isso é fundamental para entregar um resultado de impacto;
  • Relevantes (Relevant) — os objetivos e metas devem ser relevantes;
  • Prazo determinado (Time-based) — com um prazo, fica mais fácil analisar a eficácia das ações e engajar as equipes.

Além disso, o escopo do Evento deve considerar o que pode ser realizado em um horizonte de tempo muito curto. Um evento com um escopo muito amplo DEVE SER EVITADO, pois deixa pendências importantes ainda a serem implementadas. Um evento com escopo muito restrito pode não entregar resultados de impacto para a empresa. Deve-se buscar um equilíbrio entre eles.

Para deixar essa questão de objetivos e tamanho do escopo do Evento Kaizen bem clara, vamos dar um exemplo. Se quisermos realizar um kaizen de 5 dias para redução de setup em uma máquina qualquer, os objetivos poderiam ser os seguintes:

  • Reduzir o tempo de setup em 40% em determinada máquina da sua empresa;
  • Implementar 10 melhorias de segurança na área (normalmente, uma ideia por integrante do time);
  • Atualizar procedimentos existentes para consolidar os resultados alcançados;
  • Treinar as equipes de todos os turnos nos novos procedimentos elaborados.

Para realizar todas as atividades de planejamento do kaizen, disponibilizamos UM FORMULÁRIO QUE SUPORTA A PREPARAÇÃO DO EVENTO. CLIQUE AQUI E BAIXE-O AGORA.

Defina os participantes da equipe do kaizen (Plan ou ‘Pré Kaizen’)

Para gerar bons resultados, as equipes que conduzem as ações de melhoria precisam ser formadas por pessoas de diferentes setores da empresa. Devido a essa formação multidisciplinar, as soluções propostas agregam diferentes técnicas e perspectivas, o que torna a resolução de problemas mais eficiente.

É importante agregar a equipe um representante de todos os setores envolvidos com o problema, de forma que nenhum aspecto seja negligenciado.

Assim, podemos incluir fornecedores e clientes (internos ou externos), área de suporte (engenharia, processos, compras, planejamento, TI, etc), equipe de processos, qualidade, além da própria operação. É interessante compor equipes com funções de coordenação e também operacionais.

Essa visão heterogênea garante soluções consistentes e bem analisadas. Também permite rapidez na tomada de decisão, já que todos os participantes podem ser posicionar diretamente.

Nesse mesmo conteúdo, mais adiante, explicamos um pouco melhor sobre a composição da equipe do kaizen.

Caso esteja interessado em estruturar um Programa baseado no Método Kaizen na sua empresa, não deixe de ler nosso post sobre a “ATUAÇÃO DE UM LÍDER KAIZEN” (CLIQUE AQUI), que tem foco especial nas atividades de planejamento do programa, e não somente de um Evento Kaizen específico.

Defina ações de curtíssimo prazo (Plan ou ‘Durante o Kaizen’)

O trabalho sempre inicia com uma análise do problema e entendimento das causas , que nos levará a implementação de ações.

Assim, a equipe deve elaborar em conjunto um plano de trabalho simples e claro, que possa ser compreendido por todos os membros. Nada de criar longas apresentações, cronogramas e utilizar ferramentas complexas de planejamento.

Os kaizen mais eficientes contam com um planejamento para somente 1 dia de atividades (que deve ser feito hoje!), escrito em um quadro branco ou em folhas de flip chart. Ou utilizando um template como este abaixo. Essa atividade se repete todos os dias.

Template ações kaizen

Execute o plano (Do ou ‘Durante o Kaizen’)

Após definir o plano de ação, é hora de colocá-lo em prática, com destaque para o trabalho em equipe (e a ‘mão na massa’, como é mostrado na imagem abaixo). É importante que a equipe seja movida pela colaboração. Então, caso algum colega apresente resistência a mudança, todos devem se comprometer entender os questionamentos existentes e se eles são pertinentes.

Mudar sempre, desde que para melhor. O importante não é decidir de maneira ‘democrática’ (pela maioria), mas por consenso. Questionamentos de membros da equipe devem ser vistos como uma oportunidade para deixar as soluções ainda mais robustas.

Método Kaizen e Execução

Como dito, as ações devem ser sempre de curtíssimo prazo. Uma boa recomendação é focar em ações que estejam baseadas em padronização. São fáceis de implementar e estabelecem procedimentos, o comportamento e os resultados ESPERADOS. Abaixo, um exemplo de padronização que suporta a organização e reduz a movimentação/manuseio no abastecimento de materiais (pallets).

Método Kaizen - Padronização e Demarcação

O líder deve suportar a equipe como um facilitador, atuando para quebrar as barreiras e pedindo auxílio à direção caso existam dificuldades.

As áreas de suporte, ainda que não tenham cedido um participante para o Evento Kaizen, devem estar a disposição e priorizar as ações caso algum auxílio seja solicitado.

O andamento das ações deve ser monitorado diariamente. Foque na resolução de pendências, para que a implementação não seja prejudicada. A imagem abaixo apresenta uma agenda de trabalho de um Evento Kaizen de Redução de Setup (que é um dos tipos de kaizen bastante realizados), com 5 dias de duração.

Método Kaizen e Agenda de Trabalho

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE COMO REDUZIR OS TEMPOS DE SETUP DE MÁQUINA.

Dependo do objetivo e tamanho do escopo do Evento Kaizen, a duração pode ser alterada. Escopos menores podem ser concluídos mais rapidamente.

Avalie os resultados (Check e Act ou ‘Durante o Kaizen’)

Sem medição, é impossível adotar um critério objetivo para verificar se cada mudança representa uma melhoria. Por isso, o desempenho do novo processo precisa ser mensurado e avaliado, comparado ao processo antes da mudança.

As atividades finais do kaizen (ou seja, os últimos dias previstos para o evento) devem focar na estabilização do processo, como a elaboração de procedimentos, treinamentos e observação dos resultados. Se necessário, defina novas ações corretivas. Como uma mudança foi gerada, é necessário investir na comunicação das equipes de TODOS OS TURNOS. Isso é representado na imagem abaixo.

Método Kaizen e Comunicação com Equipes

Ao final, apresente para um grande público os resultados, de maneira quantitativa, mas também qualitativa. As pessoas precisam entender o que mudou e como podem ser impactadas por cada mudança, mas também como devem colaborar para suportá-la. Como ‘grande público’, podemos entender gerentes e coordenadores de todas as áreas da empresa. Abaixo, um exemplo.

Método Kaizen e Apresentação de Resultados

Se precisar de UM TEMPLATE PARA REALIZAR ESSA APRESENTAÇÃO EM UMA LINGUAGEM BASTANTE SIMPLES, CLIQUE AQUI e baixe um modelo que serve como referência. Uma maneira bastante simples de deixar a mudança evidente é através do bastante conhecido ‘antes x depois’. É um recurso visual bem interessante e que mesmo as equipes mais operacionais conseguem entender e utilizar. Isso é representado abaixo.

Método Kaizen - Evidencias da mudança

Não menos importante é celebrar os resultados obtidos e reconhecer o esforço da equipe em permanecer focada durante todos os dias do Evento Kaizen. Atividades como essa são muito intensas.

Eventos kaizen realizados normalmente são encerrados seguindo um protocolo semelhante: uma apresentação de resultados para um auditório cheio de colaboradores, grandes aplausos e a direção da empresa satisfeita com os resultados entregues. Para os participantes da equipe, fica uma sensação de “missão cumprida” e até de certo alívio, já que a semana kaizen é uma corrida contra o tempo para atingir os objetivos propostos.

Kaizen e Celebração de Resultados

Alguns Eventos Kaizen são tão intensos que, em algumas empresas, é normal que a equipe acabe ganhando uma ‘folga’ após concluir o trabalho. Descanso merecido! O mais importante é encontrar uma forma de reconhecer as equipes, de forma que estas se sintam valorizadas, sempre de acordo com a cultura de cada empresa.

Monitore a mudança (Check e Act ou ‘Pós Kaizen’)

Infelizmente, o trabalho do kaizen não termina logo após essa apresentação.

Como já deve estar claro, o kaizen promove uma rápida mudança nos processos da empresa. Após o encerramento formal do kaizen (realizado com a apresentação do resultado), é importante acompanhar o novo processo por um período. Pode ser por um prazo de 30 dias e, posteriormente, com auditorias esporádicas. É importante ter certeza de que não iremos retroceder e retornar ao processo anterior sujeito a falhas e desempenho inferior.

A esse respeito, ao menos dois temas merecem nossa atenção: (1) o monitoramento de padrões estabelecidos e (2) a resolução de pendências. Abordaremos cada um destes a seguir.

1 – Monitoramento de padrões estabelecidos

Em relação ao monitoramento de padrões, essa é parte fundamental do trabalho da liderança da área, para garantir que as implementações realizadas no kaizen sejam estabilizadas.

Toda melhoria inclui alguma mudança na maneira como o trabalho deve ser realizado e, por conta disso, padrões de trabalho acabam sendo elaborados ou revisados durante o evento. Atividades de treinamento e verificação desses padrões tornam-se obrigatórios.

Estes padrões podem ser instruções de trabalho para o chão de fábrica, orientações sobre como utilizar telas dos sistemas de gestão (ERP) ou o conhecimento de um novo fluxo de trabalho em ambientes administrativos.

2 – Resolução de pendências

Antes de mais nada, é importante mencionar que muito raramente as semanas kaizen são encerradas sem pendências.

Considerando que a geração de ideias para melhoria é bastante grande e que o tempo para execução é pequeno, a existência de algumas pendências deve ser tratada de maneira até natural.

Algumas empresas até atribuem a essa sistemática de fechamento de pendências o nome de “kaizen 30 dias“. É claro que o “X” da questão deve ter sido resolvido DURANTE o evento.

Se o resultado do evento só puder ser entregue após a resolução de um grande número de pendências, provavelmente o Método Kaizen não foi bem conduzido ou os objetivos e escopo do evento não foram bem definidos.

Então, como endereçar as pendências que quase certamente existirão? Nesse ponto, o líder da equipe kaizen desempenha papel fundamental.

Semanalmente, o líder do kaizen deve realizar uma reunião com os membros da equipe para o acompanhamento das ações. O plano de ação deve conter somente pequenas entregas que possam ser executadas no prazo de uma semana. Assim, qualquer atraso ficará evidente caso as ações não sejam executadas.

Ações complexas tornam-se difíceis de serem concluídas no prazo estabelecido. Pequenas entregas conferem um bom ritmo de implementação.

Por fim, ao final dos 30 dias, a equipe do kaizen deve realizar uma nova apresentação para a direção da empresa para comprovar se os resultados previstos no final da semana kaizen se confirmaram. Essa reunião ainda pode ser aproveitada para indicar as dificuldades na conclusão das pendências e para sinalizar oportunidades para novos eventos.

O vídeo a seguir descreve o Método Kaizen e fornece mais detalhes sobre como planejar e realizar um Evento Kaizen (‘pré kaizen’, atividades realizadas durante o kaizen ou o ‘pós kaizen’). Clique na imagem abaixo para assitir.

Esse vídeo faz parte do Treinamento EAD da Kimia de “INTRODUÇÃO AO LEAN”. CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO CURSO NA ÍNTEGRA. O Fábio Alves, instrutor do curso, dá um panorama geral sobre Lean, suas técnicas e ferramentas, SEM SER SUPERFICIAL. O curso é denso, mas com carga horária otimizada. Direto ao ponto, sem enrolação. O vídeo acima é uma amostra. Acesse!

QUAL A EQUIPE NECESSÁRIA PARA APLICAR O MÉTODO KAIZEN?

Nessa seção, abordamos com mais detalhes a composição da equipe necessária para implementar o Método Kaizen.

Quem deve participar do Evento Kaizen?

Antes de mais nada, um Evento Kaizen é essencialmente um trabalho em equipe, com as condições para fazer com que um objetivo seja atingido rapidamente.

A composição de um time multifuncional, que inclua todos os envolvidos em um processo, confere essa agilidade. A tarefa de mapear as funções e pessoas necessárias no evento fica mais fácil quando é realizada uma investigação prévia do problema, que inclua uma avaliação das oportunidades que podem ser exploradas.

Cada atividade realizada pelos membros dessa equipe multifuncional durante o kaizen permitirá eliminar a necessidade de uma validação que poderia atrasar o trabalho. Se uma pessoa desejasse seguir os passos de um evento kaizen por conta própria, sozinha, o trabalho seria extremamente moroso. Cada decisão precisaria ser entendida e aprovada pelos colaboradores da empresa.

Ao mesmo tempo, montar uma equipe sem as pessoas chave que determinam como um processo pode ser realizado, acaba limitando o resultado do evento. Nesse caso, a equipe perderia tempo consultando outros colaboradores ou muitas das ações acabariam sendo definidas como “fora do escopo”, uma vez que as pessoas necessárias para aplicar o Método Kaizen com agilidade não estariam presentes.

Como justificar que uma pessoa faça parte da equipe do Kaizen?

Mapeadas as funções necessárias, a etapa seguinte é conseguir junto a gerência de cada departamento a liberação das pessoas para participar do evento kaizen, atividade que nem sempre é fácil de ser realizada.

O agente de melhoria responsável pela definição desse time deve ser capaz de apresentar de maneira clara quais os benefícios para empresa e para cada departamento, e justificar porque cada pessoa é necessária na equipe.

Outro ponto importante é deixar claro porque as pessoas devem estar dedicadas ao evento e não apenas dar uma resposta caso a equipe kaizen solicite.

Em grande parte das empresas que atuamos, verificamos que existe uma dificuldade para pessoas incluírem em sua rotina as atividades de melhoria. Em outros termos, a gestão da rotina consome todo o tempo disponível e as atividades para a melhoria do desempenho (de maneira estruturada) acabam sendo deixadas de lado.

Para realizar um evento e aplicar o método kaizen de maneira significativa, é necessário ter recursos dedicados para superar essa barreira.

Qual a quantidade de pessoas de uma equipe Kaizen?

Não existe resposta exata para essa pergunta, isso depende muito do escopo do evento. Mas para ter uma referência, o número deve variar entre 4 e 10 pessoas.

Um time de 4 pessoas pode ser adequado para eventos com problemas bem específicos, com pouca relação entre áreas diferentes. Por outro lado, problemas de grande complexidade, com muitas dependências entre áreas, exigem equipes maiores, próximos a 10 pessoas.

Esse é o caso, por exemplo, quando um kaizen é realizado para atuar em processos administrativos com longos fluxos. O ponto para ter em mente na elaboração do time é: todos os departamentos que impactam ou são impactados por um processo precisam estar representados no evento.

Qual a função de cada pessoa da equipe na aplicação do método kaizen?

Existem alguns papéis na equipe kaizen (líder, co-líder, apoiador, consultor, etc), será dado destaque a cada um deles a seguir. Entender cada papel ajudará no processo de escolha das pessoas.

O LÍDER desempenha um papel de articulador da equipe. Normalmente, ele é uma pessoa que não faz parte da área foco do trabalho, até para que sua atuação dê ênfase a condução da equipe e não a aspectos técnicos do processo (atuar como gestor e técnico ao mesmo tempo exige alguma habilidade e experiência).

Pode-se dizer que o líder deve se preocupar muito mais com as pessoas e prazos do que com o problema e seus aspectos técnicos.

Ele deve dar oportunidade para que todos os envolvidos se posicionem e as melhores decisões sejam tomadas. É importante destacar ainda que ele deve atuar conforme o estilo lean” de liderança, baseado não no poder e na hierarquia, mas pela influência e pela formação do consenso pela equipe.

Um grave erro seria o líder assumir a função de principal tomador de decisão ao longo do trabalho, sem considerar o ponto de vista dos membros do time.

Essa seria uma excelente maneira de PERDER A OPORTUNIDADE de analisar e compreender o problema foco de forma ampla. Mais do que isso, existe o risco de se dar um “passo para trás”, em vez de “andar para frente” caso isso ocorra.

 

Já o CO-LÍDER é uma pessoa que faz parte do processo em análise e ele é necessário ao time justamente por seu conhecimento técnico, é um envolvido direto.

Cada mudança proposta pela equipe deve ser analisada pelo co-líder (e outros membros da área envolvidos diretamente) para avaliar se elas têm aderência ao processo e se representarão, de fato, uma melhoria.

Assim, ele possui grande responsabilidade de validação durante a condução dos trabalhos e reuniões diárias de apresentação para a Direção da empresa.

Além disso, faz sentido escolher para essa função um colaborador que exerça alguma função de liderança no dia a dia. Isso porque depois que o evento kaizen for finalizado, ele terá grande responsabilidade em monitorar padrões de trabalho que possam ser criados ou revisados durante o evento, conferindo estabilidade ao processo de mudança e efetividade na aplicação do Método Kaizen.

 

O APOIADOR é a pessoa que atuará diretamente na implementação das ações.

Os vários apoiadores do time farão com que muitas ações sejam implementadas num curto período de tempo. Eles podem ser pessoas da operação ou com algum nível de liderança na estrutura da empresa. Ter representantes de várias áreas como apoiadores na equipe confere uma análise mais rica de um problema. A área onde o kaizen está sendo realizado pode disponibilizar mais de um apoiador, se necessário.

Em processos de produção, busca-se alocar apoiadores de mais de um turno de trabalho, para que as soluções propostas tenham maior aderência e estejam estabilizadas contando com a participação de todos os turnos. Além disso, todos os turnos de trabalho se sentirão representados no evento e esse sentimento aumenta a aceitação das propostas pela equipe.

Método Kaizen e Equipe Selecionada

 

O CONSULTOR da equipe possui uma função técnica e outra de gestão no trabalho. Do ponto de vista técnico, ele é responsável por capacitar o time a realizar o trabalho. Isso normalmente é realizado através de um treinamento inicial e pela definição de um método de trabalho que a equipe do kaizen deverá seguir.

As dúvidas quanto ao método kaizen que existirem ao longo do trabalho deverão ser resolvidas pelo consultor. Do ponto de vista de gestão, ele pode suportar o líder da equipe (atividade de coaching) na condução das ações.

O consultor deve sempre estar fora da realidade do problema no dia a dia e não pertencer a área que está realizando o trabalho, de forma que ele possa estimular o time a pensar “fora da caixa”.

O consultor pode ser um especialista em uma ferramenta que faça parte de quadro da empresa ou atuar em uma consultoria externa contratada para suportar o trabalho. A equipe da Kimia frequentemente atua na função de consultor em eventos que aplicam o Método Kaizen e também pode suportar a sua empresa.

 

O PADRINHO, ou patrocinador, é um representante da Direção da empresa que não atua diretamente como membro da equipe.

Ele é responsável por garantir o alinhamento do trabalho à estratégia do negócio, aprovando ou não as propostas da equipe kaizen. Caso pequenos investimentos sejam solicitados pela equipe, o padrinho é o responsável por avaliá-los.

Sua presença é importante na abertura, apresentações prévias e encerramento do projeto, reforçando sempre a importância de se buscar um melhor resultado e a manutenção de um programa de melhoria contínua baseado no método kaizen.

 

E o papel das DEMAIS PESSOAS DA EMPRESA na aplicação do Método Kaizen? Como os colaboradores da empresa (que não estão participando do evento) devem interagir com a equipe kaizen durante o evento?

Em empresas onde o método kaizen é algo consolidado, os colaboradores entendem que os participantes da equipe precisam ter foco no seu trabalho para atender ao objetivo num curto prazo. Deve existir a compreensão de que a equipe estará dedicada ao evento no período e que outras atividades precisarão de um prazo maior para serem realizadas.

Devido a essa necessidade, é frequente que os membros da equipe estejam utilizando alguma peça de roupa (um colete, boné, etc) para que os colaboradores os identifiquem como participantes, como mostrado na foto acima.

Além disso, a equipe pode solicitar alguma ajuda para as demais áreas de suporte da empresa, com o objetivo de acelerar a implementação. Novamente, a identificação da equipe ajuda a criar esse senso de urgência em relação ao que for necessário.


QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO MÉTODO KAIZEN?

O Kaizen pode ser aplicado nas rotinas de uma empresa e seus princípios proporcionam muitas vantagens nos resultados da organização.

Apresentamos, a seguir, benefícios que a utilização dessa técnica pode agregar à empresa. Veja quais são eles e entenda por que é fundamental aplicá-la. Mas se preferir ANALISAR OS RESULTADOS DE 4 EVENTOS KAIZEN REAIS, CLIQUE AQUI e baixe o material agora.

Redução de custos

Como os processos são otimizados e os recursos são mais bem utilizados, um dos benefícios diretos do método é a redução dos custos. Assim, a empresa reduz os custos mesmo investindo pouco dinheiro.

Aumento da produtividade

A melhoria contínua proposta pelo Método Kaizen elimina os gargalos produtivos que reduzem a eficiência. Assim, todos os processos, bem como o comportamento dos colaboradores, mudam para melhor e entregam um melhor resultado. Garante-se, então, mais produtividade e a empresa faz mais com menos recursos.

Envolvimento de toda a equipe

Os COLABORADORES (CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE A EQUIPE KAIZEN) têm papel fundamental para que o Kaizen funcione. Como eles são diretamente envolvidos nos eventos e adotam a filosofia no trabalho, sentem-se mais motivados a aprimorar resultados e se dedicar às suas responsabilidades. O envolvimento da própria equipe operacional na elaboração de melhores processos é um ponto chave do Lean como um todo, e um Kaizen promove esse envolvimento de maneira direta.

O benefício é ter pessoal engajado com os propósitos da empresa e com seu próprio desenvolvimento. A melhoria contínua é essencial para qualquer organização que deseja se manter competitiva no mercado.

Interessante é que essa forma de treinamento é ‘on the job‘. Aprender fazendo, melhorando um processo e levando as lições aprendidas para as atividades sob sua responsabilidade. Isso tem um potencial para multiplicar os ganhos em outras áreas.

Resultados em curto prazo

Que tal você envolver toda a equipe e aumentar a eficácia dos resultados com o Método Kaizen e conseguir obter resultados a curto prazo? Como esse método fala basicamente sobre mudanças, com uma equipe focada em resolver um problema da empresa, isso é possível.

Para isso, é preciso que você e sua equipe montem uma agenda de 3 a 5 dias de atividades intensas, realizando um Evento Kaizen. Assim, já será possível sentir o impacto em um indicador relevante de negócio.

Praticidade e fácil assimilação

Quando se coloca em prática o Método Kaizen, os funcionários da empresa podem contribuir, cada um a sua maneira, sobre o seu papel para ajudar no bom andamento do negócio. O melhor de tudo é que isso ocorre através de uma dinâmica simples e de fácil assimilação pelas pessoas, já que utiliza conceitos básicos e foco na mudança.

Prova disso é o sucesso desse método quando as pessoas buscam a sua replicação na empresa e em diferentes processos — desde que o método seja aplicado corretamente.

Mais poder para a “linha de frente”

A “linha de frente”, que são as equipes responsáveis por cada processo, é diretamente envolvida na busca pela melhoria da empresa e em resolver os problemas. O Método Kaizen torna as equipes “empoderadas”.

Isso porque as características do método fornecem uma maior abertura para expor os problemas, e assegura um maior acesso a causa raiz dos desperdícios que impedem um melhor desempenho da empresa.

Quando o principal objetivo do negócio passa a ser encontrar sempre um modo de melhorar, todos se envolvem nesse propósito e os resultados são favorecidos. Por isso, com a ajuda do Método Kaizen, planeje como irá promover eventos de melhoria que impactem positivamente o resultado e eliminem problemas recorrentes. A empresa em que você trabalha merece que sua equipe desenvolva sua melhor versão.

QUAL MENSAGEM A EMPRESA QUE APLICA O MÉTODO KAIZEN TRANSMITE A SEUS COLABORADORES?

A decisão pela realização de um Evento Kaizen (e pela existência de um programa de kaizen) transmite uma mensagem muito importante para sua equipe: não devemos ser tolerantes com os problemas, devemos envolver as pessoas e agir!

Avalie outro aspecto: para que uma equipe de trabalho seja formada, os gestores de cada setor precisam ‘ceder pessoas’, que estarão afastadas de suas funções durante o período. Isso reforça a importância do trabalho e mostra que a empresa fornece as condições para melhorarmos o resultado, por meio da ELIMINAÇÃO DE DESPERDÍCIOS (CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS) e resolução de problemas.

Outro fato interessante é que, normalmente, os participantes de uma equipe estão identificados de alguma maneira (bonés, coletes coloridos, capas, jalecos, etc), de forma que aqueles que não estão diretamente envolvidos no Evento Kaizen acabam tomando conhecimento de que um evento está acontecendo. A mensagem é clara: alguma mudança para melhor está em andamento. Essa deve ser a rotina da empresa.

Método Kaizen e a Cultura de Melhoria

Dessa maneira, no final das contas, estamos trabalhando a cultura e desenvolvendo as pessoas. Se sua empresa nunca realizou um kaizen, nossa única recomendação é: invista HOJE nessa ideia. O benefício será imediato!

Realizar um Evento Kaizen é proporcionar à empresa uma oportunidade de resolver seus problemas. A cultura da organização muda quando o kaizen se torna um hábito.

Como ficou claro, KAIZEN É AÇÃO! Mas com muito planejamento.

UMA MANEIRA ALTERNATIVA PARA PROMOVER O MÉTODO KAIZEN

Existe ainda uma outra maneira de promover o Método Kaizen e mudanças para melhor na sua empresa. É o chamado Kaizen Teian ou os conhecidos ‘programas de sugestão dos colaboradores‘. Já explicamos o significado da palavra kaizen, e teian significa ‘proposta’ (ou ideia).

Nesse caso, normalmente estamos falando de mudanças com escopo bastante reduzido e foco bem definido. Normalmente, cada mudança é atribuída a uma pessoa, o responsável pela sugestão, que ao perceber uma oportunidade, busca aproveitá-la.

A imagem abaixo dá o exemplo REAL de um quadro de comunicação que divulga informações sobre um programa de sugestões, apresentando indicadores gerais e responsáveis por mudanças de alto impacto (dignas de reconhecimento no período). A estruturação do programa contou com o suporte da KIMIA.

Quadro kaizen teian

Mas é importante destacar que não basta dar uma sugestão, é preciso implementá-la! Para que o ganho seja efetivamente colhido.

A grande vantagem de um programa de sugestão (e implementação) de ideias ou Kaizen Teian é gerar CAPILARIDADE ao processo de melhoria contínua.

Explicando: cada Evento Kaizen é planejado e promovido por um grupo centralizado, normalmente um ‘escritório de melhoria’ existente na empresa. Ele conta, como deixamos claro, com participantes de diversas áreas, sempre sob essa coordenação. Assim, é preciso uma estrutura de suporte muito grande para realizar, por exemplo, um Evento Kaizen toda semana. Realizar mais de um Evento Kaizen por mês com excelência, para a maior parte das empresas, é um grande desafio.

Já o modelo do Kaizen Teian é pensado para ser descentralizado, focado em oportunidades pontuais e com grande número de melhorias em um mesmo período (mês ou semana). As melhorias tem menor impacto do que em um Evento Kaizen, mas seu grande número é capaz de gerar ganhos significativos de produtividade e qualidade.

Ao mesmo tempo em que o Programa deve ser ágil, também deve existir algum tipo de controle e conformidade. Sim, visamos um grande número de iniciativas implementadas, mas nem todas as sugestões devem ser ‘tiradas do papel’.  Ou seja, nem todas as mudanças propostas serão para melhor, portanto nem todas devem ser implementadas. Alguma área ou pessoa deve avaliar e aprovar previamente cada mudança proposta, antes que ela seja implementada.

Na prática, o desafio das empresas que criam um programa como esse envolve diferentes aspectos, tais como:

  • Criar um fluxo de aprovação de ideias e sugestões ágil, que não seja burocrático, mas ao mesmo tempo faça uma análise prévia de cada mudança proposta com objetivo de autorizá-la.
  • Dispor recursos que suportem a implementação de uma nova ideia.
  • Assegurar com que o grande número de ideias implementadas não gere perda da estabilidade dos processos.
  • Criar um sistema de reconhecimento ou premiação que estimule os colaboradores a participar de maneira ativa e com alto engajamento.
  • Adotar critérios muito transparentes quando houver premiações para algumas ideias e, ao mesmo tempo, recusa de uma ideia proposta.
  • Entre outros.

Enfim, como qualquer programa existente em uma empresa, ele precisa ser minimamente estruturado e pensado para funcionar bem e ser eficiente.

CONCLUSÃO

Se interessou pelo Método Kaizen e acha que ele pode promover boas mudanças? Ganhos significativos de qualidade, produtividade e redução de custo podem ser obtidos através dessa iniciativa.

A Kimia tem experiência na estruturação de programas baseados em Eventos Kaizen ou Kaizen Teian (programa de sugestões dos colaboradores). Entre em contato com nossa equipe clicando aqui e saiba como podemos APOIAR SUA EMPRESA DIRETAMENTE na aplicação do Método Kaizen.



Fábio Alves

Engenheiro de Produção com MBA Internacional em gestão de negócios. Tem mais de 20 anos de experiência implementando Lean no Brasil, México, Argentina, Suécia, Suíça, Espanha e França.



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Sobre a KIMIA

São mais de 15 anos de experiência em diversos setores e segmentos para ajudar a sua empresa aumentar a produtividade, a competitividade e os lucros.

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