BLOG da KIMIA para aumento de produtividade

Receba nossos conteúdos semanais e gratuitos
ASSINE

Quais os benefícios da gestão da qualidade total para a empresa?

Por Fábio Alves em 08/12/2019

A gestão da qualidade total (TQM ou Total Quality Management) é um conjunto de técnicas que formam um sistema em busca da melhoria contínua. Para ser implementada, pode até ser aliada a outras metodologias, como o Lean Manufacturing.

O fato é que colocá-la em prática gera diversas melhorias capazes de impactar positivamente o desempenho do negócio e sua relação com o mercado. Por isso, tem sido cada vez mais procurada, em um mercado dinâmico e repleto de concorrentes.

Para explorar todos os pontos positivos, é preciso aplicá-la da maneira correta e entender suas ferramentas. A seguir, veja o que considerar sobre a gestão da qualidade total!

As maiores vantagens desse sistema

Aplicado da forma adequada, o TQM permite que a melhoria contínua seja implementada. Como consequência, há melhor aproveitamento de recursos e maior produtividade dos funcionários.

Também há uma redução dos custos operacionais, condição para se obter um incremento da lucratividade. Não menos importante, há uma redução dos erros e das perdas com a implantação de processos robustos, o que evita o retrabalho.

Tudo isso gera um benefício principal e de destaque: o aumento da competitividade no mercado. Assim, a empresa consegue se destacar para conquistar e fidelizar os clientes com mais facilidade.

As ferramentas essenciais da qualidade total

O TQM utiliza algumas ferramentas específicas para que suas atividades sejam colocadas em prática. Além de conhecê-las, é indispensável saber como usá-las. A seguir, veja quais são algumas das ferramentas e como cada uma funciona.

Fluxograma

Entender as operações internas e como elas se relacionam é fundamental para ampliar a qualidade. O fluxograma traz uma representação visual desse conjunto e identifica os processos, os fluxos e as conexões entre eles. É essencial para mapear as etapas, gerando um reconhecimento rápido e amplo sobre o negócio.

Histograma

Uma boa maneira para se entender processos com maior profundidade consiste em estabelecer medições.

Para uma boa análise de dados, é possível usar o histograma. Por meio dele, é possível acompanhar a frequência de vendas ao longo do ano ou do mês, por exemplo. Ele utiliza um gráfico de barras e uma curva de distribuição. Assim, é possível identificar onde ocorrem os picos ou acúmulos principais, de forma a se obter mais conhecimento sobre os processos.

Folha de verificação

A folha de verificação funciona como o checklist da qualidade total. Ela serve para identificar todas as etapas, elementos e parâmetros que devem ser aplicados para garantir bons processos. A partir dos procedimentos, é possível checar o que já foi feito e o que ainda deve ser realizado, o que permite que nada seja esquecido.

Outras ferramentas também podem ser usadas, como o programa 5S, o ciclo PDCA (Planejar, Fazer, Controlar e Agir), o diagrama de causa e efeito e assim por diante, sempre com foco em analisar o processo, entender causas e estabelecer rotinas de trabalho mais eficientes.

A implementação desse sistema de qualidade

A prática da qualidade total é feita em etapas. O processo começa com o envolvimento da alta administração, que precisa se comprometer de cima para baixo. Sem essa participação, a implementação se torna falha e infrutífera.

A partir disso, é feita uma análise sobre a cultura organizacional e como ela pode aplicar os conceitos do TQM. Foco no cliente, busca da melhoria contínua e fluxo de informações simplificado são alguns dos pontos essenciais e que devem ser trabalhados.

A mudança na cultura deve ser executada de forma integrada com os colaboradores, tanto por meio da comunicação quanto pelo treinamento e desenvolvimento. Além disso, é preciso aplicar as ferramentas adequadas, para cada tipo de processo e objetivo.

O ciclo continua e segue até o monitoramento dos resultados. Nesse momento, as mudanças são estabilizadas e consolidadas, e novas melhorias são planejadas rumo a um melhor desempenho.

Para simplificar o processo, convém ter o apoio de uma consultoria especializada. Com o nível adequado de expertise, o time é capaz de prever as mudanças necessárias para gerar uma boa performance.

A gestão da qualidade total permite que a empresa tenha um desempenho consistente e robusto ao longo do tempo. Com a implantação adequada, o negócio conquista diversos benefícios que levam ao destaque no mercado.

CLIQUE AQUI para saber como podemos suportar sua empresa na aplicação da gestão da qualidade total e alcance da melhoria contínua.



Fábio Alves

Engenheiro de Produção com MBA Internacional em gestão de negócios. Tem mais de 20 anos de experiência implementando Lean no Brasil, México, Argentina, Suécia, Suíça, Espanha e França.



« Voltar

Sobre a KIMIA

São mais de 15 anos de experiência em diversos setores e segmentos para ajudar a sua empresa aumentar a produtividade, a competitividade e os lucros.

#

    Inscreva-se em nossa newsletter

    E receba por e-mail novos conteúdos sobre Melhoria Contínua e Aumento de Produtividade

    Vamos conversar sobre como
    aumentar a produtividade
    em seus processos?


    CLIQUE AQUI
    e converse sem compromisso
    com um de nossos consultores.
    ©KIMIA CONSULTORIA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS