BLOG da KIMIA para aumento de produtividade

Receba nossos conteúdos semanais e gratuitos
ASSINE

Método Kaizen: saiba o que é e os seus benefícios!

Por Fábio Alves em 23/10/2018

O Método Kaizen é capaz de melhorar qualquer processo em que seja bem aplicado. Ele pode ser utilizado nas rotinas da empresa para que seja possível encontrar a melhor maneira de executar procedimentos e atividades até atingir seu completo domínio — dessa forma, a produção de bens ou serviços se torna mais eficiente.

Com o Método Kaizen, é possível implantar mudanças e corrigir erros de forma a proporcionar evolução contínua da operação. Assim, o método pode ser aplicado na organização para garantir que ela esteja em constante aperfeiçoamento. Isso tem tudo a ver com a Melhoría Contínua, termo bastante utilizado nas empresas.

Ficou interessado em entender como o Kaizen funciona? Então, continue conosco e acompanhe o post para saber como usá-lo na sua empresa e quais benefícios podem ser adquiridos nesse processo. Confira!

método kaizen

O que é o Método Kaizen?

É uma filosofia japonesa, que tem como lema a melhoria contínua. A palavra tem origem na junção dos termos kai (mudar) e zen (melhor). Desse modo, o que se prega é não passar nenhum dia sem que haja uma mudança para melhor.

Sua versatilidade e seu propósito podem ser aplicados tanto na vida pessoal quanto nas rotinas organizacionais. Assim, o Kaizen pode estimular o desempenho e ajudar na evolução rápida de processos e sistemas de trabalho.

Na prática, para não ficar somente no campo filosófico ou das ideias, ele é aplicado nas empresas através de uma atividade de melhoria dirigida, um Evento Kaizen. Trata-se de uma atividade em grupo em que a equipe escalada para o trabalho permanece focada durante alguns dias, ou seja, afastada de suas atividades rotineiras, para a resolução de um problema ou implantação de alguma mudança/melhoria. Durante o período, atingir o objetivo estabelecido deve ser a única preocupação da equipe.

A seguir, os princípios e benefícios do Método Kaizen são apresentados. Continue a leitura para entender mais.

Quais são os princípios do Método Kaizen?

O método tem alguns princípios que guiam a maneira de aplicá-lo em qualquer âmbito. É importante conhecê-los e entender como eles permitem o aprimoramento.

Combiná-los é a forma ideal para conduzir qualquer situação e adquirir o aprendizado necessário para transformar os problemas em oportunidades de melhoria. Confira-os a seguir!

Eliminar o desperdício

Aumentar a eficiência é o melhor caminho para atingir a capacidade máxima de qualquer operação. Por isso, eliminar desperdícios e aproveitar bem os recursos é um dos objetivos principais desse método.

É importante, então, encontrar a melhor maneira de utilizar um recurso para que sua capacidade seja totalmente aproveitada. Quando se encontra o método ideal, tudo pode ser usado em sua totalidade. Assim, se FAZ MAIS COM MENOS, sem abrir mão da qualidade.

Engajar a todos

Os processos só podem ser aprimorados se todos os envolvidos estiverem em sintonia, alinhados com o mesmo propósito. Como todos os colaboradores participam e tem a chance de apontar oportunidades e dificuldades existentes, a probabilidade de que boas soluções sejam encontradas é alta.

Isso significa que todos, da base ao topo, precisam se envolver e atuar para desenvolver melhor o desempenho pessoal e da empresa. Isso reflete no resultado final e permite que o processo atinja seu ápice.

Método Kaizen traz melhorias com baixo custo

Existem investimentos muito caros no mercado, que demandam uma grande quantidade de recursos financeiros. Um exemplo é a aplicação de dinheiro em novas tecnologias ou compra de novos equipamentos.

O Método Kaizen desconstrói essa ideia e mostra que é possível fazer melhorias a baixo custo. Ele valoriza a continuidade, lenta e persistente, de pequenas mudanças que, somadas, podem representar grande impacto e tornar operações mais produtivas e rentáveis, sem despender muito dinheiro. Como um Evento Kaizen é uma atividade de curto prazo, soluções baseadas em criatividade e inovação acabam sendo privilegiadas, em vez de se recorrer a investimentos e novas tecnologias.

Mudar em qualquer ambiente

Um dos princípios básicos do método é que mudanças e melhorias podem ocorrer em qualquer lugar, sob qualquer ação. Assim, é possível aprimorar qualquer processo ou aspecto empresarial.

Uma característica dessa técnica são as mudanças pequenas e em ciclo contínuo. Elas começam em um ponto pequeno, quase imperceptível, e evoluem até chegar a uma grande modificação estrutural.

Ser transparente

O Método Kaizen relaciona intimamente a melhoria com a transparência do processo. Isso significa que deve a cultura da empresa deve ser moldada para que as pessoas possam identificar e trazer à luz os problemas, sem que sejam culpadas ou retaliadas por isso. Isso exige maturidade da organização, uma vez que boa parte das pessoas estão acostumadas, desde criança, a serem responsabilizadas pelos problemas que aparecem. O estilo de liderança também influencia demais o comportamento das equipes.

Esse é um princípio bastante importante, já que o reconhecimento de que existe um problema é o primeiro passo para que estes sejam resolvidos. É preciso que todos estejam cientes sobre a real condição dos processos atuais.

Concentrar-se no que acontece

O método orienta que se foque no ponto exato em que as dificuldades estão. Por exemplo, é fácil mudar a maneira de realizar o planejamento de uma linha de produção, mas, provavelmente, a maioria dos erros vai continuar lá se não houver aplicação e mudanças práticas.

Por isso, é preciso melhorar a própria linha de produção e iniciar as mudanças por lá. Isso ajuda a corrigir as situações na prática, em tempo real, e motiva uma transformação completa no processo.

Envolver a liderança

Muitas pessoas atribuem a Dr. W. Edwards Deming a filosofia por trás do Método Kaizen. Isso porque, como forma de ajudar a reconstruir o enfraquecido Japão após a Segunda Guerra Mundial, ele recebeu o convite para compartilhar seus ensinamentos.

Entre eles estava o instaurado papel de liderança para intensificar sua participação e orientação da operação sobre quais são as metas e importância de alcançá-las. Ou seja, um líder deve saber guiar as pessoas e orientá-las em atividades para melhorar a maneira como o trabalho é realizado.

Não deixar atividades para depois

Quando um Evento Kaizen é realizado, uma equipe dedicada tem a missão de resolver problemas e implementar melhorias que irão impactar o resultado positivamente, tudo isso em um curto espaço de tempo (de 3 a 5 dias, em geral).

Por isso, foco deve ser dado para que não existam pendências a serem resolvidas após o término do evento. Isso exige planejamento antes e durante a realização do kaizen, assim como uma definição clara dos objetivos e escopo do trabalho, e a escalação das pessoas certas para participar. É difícil pensar que uma mudança dirigida como um kaizen possa acontecer com rapidez sem existir uma boa dose de planejamento.

Quais são os benefícios do Método Kaizen?

O Kaizen pode ser aplicado nas rotinas de uma empresa e seus princípios proporcionam muitas vantagens nos resultados da organização.

Apresentamos, a seguir, benefícios que a utilização dessa técnica pode agregar à empresa. Veja quais são eles e entenda por que é fundamental aplicá-la.

Redução de custos

Como os processos são maximizados e os recursos são mais bem utilizados, um dos benefícios diretos do método é a redução dos custos. Assim, a empresa reduz os custos mesmo investindo pouco dinheiro.

Aumento da produtividade

melhoria contínua proposta pelo Método Kaizen elimina os gargalos produtivos que reduzem a eficiência. Assim, todos os processos, bem como o comportamento dos colaboradores, passam por evolução até atingirem seu melhor resultado. Garante-se, então, mais produtividade e a empresa faz cada vez mais com menos recursos.

Envolvimento de toda a equipe

Os colaboradores têm papel fundamental para que o Kaizen funcione. Como eles são diretamente envolvidos nos eventos e adotam a filosofia no trabalho, sentem-se mais motivados a aprimorar resultados e se dedicar às suas responsabilidades. O envolvimento da própria equipe operacional na elaboração de melhores processos é um ponto chave do Lean como um todo, e um Kaizen promove esse envolvimento de maneira direta.

O benefício é ter pessoal engajado com os propósitos da empresa e com seu próprio desenvolvimento. A melhoria contínua é essencial para qualquer organização que deseja se manter competitiva no mercado.

Afinal, apenas com ela é possível solucionar gargalos de produção e reduzir os erros que podem afetar o processo como um todo. Assim, o Método Kaizen é uma solução eficiente para implantar modificações na organização.

Resultados em curto prazo

Que tal você envolver toda a equipe e aumentar a eficácia dos resultados com o Método Kaizen e conseguir obter resultados a curto prazo? Como esse método fala basicamente sobre mudanças, com uma equipe focada em resolver um problema da empresa, isso é possível.

Para isso, é preciso que você e sua equipe montem uma agenda de 3 a 5 dias de atividades intensas, realizando um Evento Kaizen. Assim, já será possível sentir o impacto em um indicador relevante de negócio.

Praticidade e fácil assimilação

Quando se coloca em prática o Método Kaizen, os funcionários da empresa podem contribuir, cada um a sua maneira, sobre o seu papel para ajudar no bom andamento do negócio. O melhor de tudo é que isso ocorre através de uma dinâmica simples e de fácil assimilação pelas pessoas, já que utiliza conceitos básicos e foco na mudança.

Prova disso é o sucesso desse método quando as pessoas buscam a sua replicação na empresa e em diferentes processos — desde que o método seja aplicado corretamente.

Mais poder para a “linha de frente”

A “linha de frente”, que são as equipes responsáveis por cada processo, é diretamente envolvida na busca pela melhoria da empresa e em resolver os problemas. O Método kaizen torna as equipes “empoderadas”.

Isso porque as características do método fornecem uma maior abertura para expor os problemas, e assegura um maior acesso a causa raiz dos desperdícios que impedem um melhor desempenho da empresa.

Quando o principal objetivo do negócio passa a ser encontrar sempre um modo de melhorar, todos se envolvem nesse propósito e os resultados são favorecidos. Por isso, com a ajuda do Método Kaizen, planeje como irá promover eventos de melhoria que impactem positivamente o resultado e eliminem problemas recorrentes. A empresa em que você trabalha merece que você ofereça sua melhor versão.

Se interessou pelo Método Kaizen e acha que ele pode promover boas mudanças? Quer se aprofundar no assunto para aplicá-lo na sua empresa e colher os benefícios? Faça o download do e-book sobre a metodologia e entenda como ela funciona para promover o aperfeiçoamento constante dos negócios! Clique no banner abaixo.

Powered by Rock Convert


Fábio Alves

Fábio Alves

Sócio-Diretor da Kimia. Engenheiro de Produção com MBA em gestão de negócios. Tem mais de 15 anos de experiência implementando Lean no Brasil, México, Argentina, Suécia, Suíça, Espanha e França.



« Voltar

Sobre a KIMIA

São mais de 15 anos de experiência em diversos setores e segmentos para ajudar a sua empresa aumentar a produtividade, a competitividade e os lucros.

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por e-mail novos conteúdos sobre Melhoria Contínua e Aumento de Produtividade


Vamos conversar sobre como
aumentar a produtividade
em seus processos?


CLIQUE AQUI
e converse sem compromisso
com um de nossos consultores.
©KIMIA CONSULTORIA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS