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Gerenciamento de equipe: 7 sinais que sua equipe está pouco eficaz

Por Fábio Alves em 19/08/2019

Realizar a contratação de uma equipe capacitada é fundamental para qualquer empresa. No entanto, apenas isso não é garantia de sucesso, caso os colaboradores não consigam se manter motivados para darem o seu melhor e suportar o alcance dos objetivos do negócio. Por essa razão, é preciso aprender a avaliar, por meio de um gerenciamento de equipe, como ela está colaborando com os resultados da empresa.

A partir disso, o desempenho de cada um pode ser avaliado, ficando evidente se está abaixo, conforme ou acima do esperado. Caso a resposta seja negativa, é sinal de que algo está errado e isso pode fazer com que a produtividade da empresa seja impactada diretamente.

Por esse motivo, é necessário que um bom gestor fique atento aos indícios (ou sintomas) mostrados pelo time e realize um gerenciamento de equipe capaz de contornar essa situação. Então, sentiu curiosidade e quer saber quais indícios são esses? Continue a leitura e descubra!

1. Quando não existem metas estabelecidas ou elas não são compartilhadas

Metas funcionam como um “norte”, para pessoas e empresas. Elas nos ajudam a seguir uma direção clara. Sendo quantificadas, nos permitem saber quão perto ou longe estamos de alcançá-las. Caso não haja metas, se torna mais difícil saber exatamente qual caminho seguir e como chegar até lá.

Ter metas estabelecidas, mas pouco conhecidas ou entendidas pela equipe é praticamente o mesmo que não possuir metas. O trabalho torna-se sem propósito, sem permitir que se avalie se está bom ou ruim.

Além disso, é fundamental que a empresa envolva os colaboradores a participarem do processo de definição de metas. Afinal, nada melhor do que envolver os próprios colaboradores, que serão os responsáveis pela entrega e alcance das metas estabelecidas, estando diretamente ligadas à operação. Centralizar essa decisão nas mãos do ‘chefe’ pode desmotivar o seu time, além de se definirem metas ruins, que podem ser até inviáveis.

2. Quando as metas e objetivos não vêm sendo atingidos

Se a produtividade de uma organização cai a ponto das metas e objetivos não estarem sendo cumpridos, possivelmente algo está errado com a sua equipe. Isso porque a motivação é diretamente ligada com a produtividade e pode impulsionar os membros a não só atingirem as metas da empresa, mas também a superarem.

Quando o funcionário está insatisfeito, a qualidade das tarefas executas será comprometida e dificilmente as metas estabelecidas serão alcançadas. Esse sinal pode ser ainda mais alarmante se o seu colaborador ou equipe costumavam render muito bem no trabalho e repentinamente os resultados caíram.

3. Quando as entregas estão sem qualidade

Se um colaborador, por algum motivo, deixa de acreditar no que faz, a qualidade das tarefas executadas também tende a ficar abaixo do esperado. Imagine um profissional que durante o processo seletivo ou no começo da contratação se mostrava empenhado e, de repente, a produtividade cai. A situação não pode ser considerada normal, certo?

Ainda de acordo com dados disponíveis, se um funcionário está motivado e feliz com a organização onde trabalha, há chances de que eles produzam até 12% mais. Enquanto isso, aqueles que não se sentem motivados podem gerar gastos com demissões, que segundo estimativas, chegam a 350 bilhões de dólares por ano, só nos Estados Unidos.

4. Quando há atrasos na entrega

Eis mais um motivo que evidencia a baixa motivação da equipe com a empresa: atrasos constantes na entrega das demandas. É normal que todas as pessoas precisem lidar com imprevistos ocasionalmente e, por isso, não consiga entregar uma tarefa no tempo estipulado.

No entanto, se isso passa a ocorrer com mais frequência, ainda mais por quem costumava ser exemplar nesse quesito e raramente lidar com atrasos, é indício de que não há motivação o suficiente.

5. Quando as reuniões são improdutivas

As reuniões costumam ser momentos importantes nos quais há a tomada de decisões, fornecimento de feedbacks, discussão de relatórios, treinamentos, brainstorming etc. Por esse motivo, é fundamental que quem participa delas busque garantir que esses momentos sejam produtivos.

Contudo, só o fato de haver atrasos já demonstra falta de comprometimento da sua equipe com os objetivos da empresa e o alcance deles. Afinal, conforme mencionado, as reuniões podem ser momentos de tomada de decisão, e aperfeiçoamento e capacitação no trabalho. O desinteresse por isso pode indicar insatisfação com o trabalho, o que reduz a produtividade.

Outro sintoma importante é observar faltas frequentes (absenteísmo). Sinal evidente de desmotivação, não restrito a reuniões de trabalho, mas a todas as atividades previstas.

6. Muitos conflitos na equipe

Um bom relacionamento da equipe é vital para que haja um alto desempenho de cada um dos membros. Contudo, nem sempre isso ocorre, então brigas e discussões constantes podem fazer parte do clima organizacional da empresa.

Certamente essa não é uma situação que contribui para a eficácia do trabalho. Na verdade, a falta de paciência e a intolerância ao lidar com os outros membros do time evidenciam uma baixa motivação com o emprego.

Esse tipo de situação pode ser ainda mais nociva quando prejudica aqueles outros funcionários que querem produzir e estão se esforçando para atingir os resultados. Então, é um motivo dobrado para você realizar um gerenciamento de equipe mais adequado. O líder deve intervir sempre que detectar que conflitos excessivos estão criando barreiras para a realização do trabalho com produtividade.

7. Preocupação exclusiva com o salário

Naturalmente, o salário é um aspecto fundamental para a motivação e retenção de talentos em uma empresa. Mas certamente não é o único. Uma preocupação exclusiva com ele indica que os colaboradores, possivelmente, não entregarão resultados acima do esperado para garantir o sucesso da empresa. Apenas farão o básico do que foi exigido. Afinal, eles não se sentem motivados o suficiente para atuarem no negócio de outra forma que não seja pelo salário no fim do mês.

Depois de conhecer todos os indícios mencionados, percebeu a importância de um gerenciamento de equipe? Ele pode facilitar que o negócio alcance as metas preestabelecidas e implemente seu planejamento estratégico. Evitar isso é papel fundamental do líder que almeja o sucesso empresarial.

Então, gostou do nosso post? CLIQUE AQUI e converse com um de nossos consultores para ver como podemos suportar sua equipe no alcance de metas do negócio.



Fábio Alves

Engenheiro de Produção com MBA Internacional em gestão de negócios. Tem mais de 20 anos de experiência implementando Lean no Brasil, México, Argentina, Suécia, Suíça, Espanha e França.



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Sobre a KIMIA

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