Descubra como melhorar a comunicação interna da sua empresa!
Poucas coisas são tão prejudiciais para a cultura e o clima organizacional como a conversa de corredor, ou, como é mais conhecida, a “rádio peão”. Uma empresa que deseja ter uma equipe de alto desempenho precisa implementar planos estratégicos e contar com uma comunicação interna (CI) ativa e eficiente.
Investir na melhoria desse processo é uma ação que traz mais transparência para as relações entre organização e colaboradores e deixa os objetivos claros. Desse modo, pode-se ter um aumento na produtividade, uma redução dos erros na operação e, consequentemente, melhorias nos resultados.
Quer saber como você pode melhorar a CI da sua empresa? Então, leia esse post e descubra!
Por que investir na comunicação interna?
É uma via de mão dupla: a comunicação faz parte da cultura de uma empresa ao mesmo tempo em que fortalece os padrões estabelecidos ao longo do tempo, fomentando os comportamentos desejados. Ela influencia no ambiente e nos processos da organização como um todo.
Além disso, deixá-la sem os devidos cuidados pode trazer prejuízos difíceis de serem contornados. Assim sendo, é preciso que líderes e gestores entendam o real valor da CI e façam com que ela tenha o seu espaço garantido no dia a dia da empresa.
Como melhorar a comunicação interna?
Quando questionamos sobre o tema e ouvimos o relato de nossos clientes, esses, quase sempre, avaliam que determinada empresa tem problemas de comunicação. No entanto, o tema é bastante abrangente, e torna-se fácil discutir a respeito sem qualquer medida palpável e minimamente efetiva.
A seguir, apresentamos algumas dicas práticas para que você possa melhorar a comunicação interna da sua empresa. Acompanhe:
Divulgue o que é relevante
Os ruídos e as falhas de entendimento são grandes problemas em qualquer companhia. O papel da comunicação é diminui-los ao máximo e propagar os dados que interessam para garantir o bom andamento do time.
Por isso, faça com que cada colaborador conheça os objetivos estratégicos da empresa. Divulgue as informações relevantes. É dever do líder informar à equipe, garantindo um melhor resultado no futuro.
Confie na sua equipe e ouça o que ela tem a dizer
A comunicação tem poder para transformar, não só as relações interpessoais, como todo o ambiente. Por isso, não deixe de criar oportunidades para sua equipe opinar e participar das decisões importantes de cada área da empresa.
É um engano pensar que a visão desses profissionais não pode agregar valor à decisão final. Você os contratou e, a cada dia, decide mantê-los em sua equipe. Então, confie neles.
Direcione as informações às pessoas certas
Ao publicar informações relevantes e relatórios, procure identificar para quem serão úteis. Direcione a informação para os que precisam ter conhecimento dela e exclua aqueles que não têm necessidade de recebê-la.
Informação demais também atrapalha. Além disso, mantenha a frequência com que a comunicação é feita, o seu formato e o meio de divulgação, de forma que os interessados saibam como encontrá-la sempre que necessário.
Seja claro e objetivo
Tenha clareza e objetividade ao se comunicar. Peça feedbacks para ter certeza de que a informação foi entendida corretamente. Uma comunicação ineficaz pode ser até mais prejudicial do que a falta de informação.
Portanto, é importante que a linguagem e o conteúdo dos informativos sejam adequados aos receptores da mensagem. Isso evitará um não entendimento do código transmitido e o comprometimento do processo.
Escolha os canais mais adequados
Atualmente, existem vários meios pelos quais a CI pode ser realizada, entre eles, estão os e-mails, o mural, as redes sociais corporativas, a intranet, a TV corporativa, as reuniões etc. Para escolher o melhor canal, é preciso conhecer o seu público interno.
Contudo, não é aconselhável que se utilize apenas um. O ideal é lançar mão de vários canais, ao mesmo tempo, para garantir que todos tenham a oportunidade de receber as informações.
Os valores e os objetivos de uma organização são essenciais para o bom desempenho da empresa. Como vimos, a comunicação interna pode fazer com que os colaboradores se identifiquem com esses propósitos, trazendo-lhes senso de pertencimento e fazendo com que tais profissionais estejam cada vez mais engajados. Por isso, vale a pena investir em sua melhoria.