BLOG da KIMIA para aumento de produtividade

Receba nossos conteúdos semanais e gratuitos
ASSINE

[Covid-19] Sua empresa está preparada para atravessar essa crise?

Por Fábio Alves em 25/03/2020

Powered by Rock Convert

A KIMIA pode ajudar o seu negócio a se manter saudável durante e após a Covid-19!

Não é novidade que estamos vivendo um momento difícil. E estamos atentos não só aos cuidados que a pandemia exige, mas também com a retomada dos negócios quando tudo se normalizar. Queremos compartilhar alguns pensamentos para que a sua empresa esteja preparada para atravessar essa crise.

Powered by Rock Convert

Na parte final desta mensagem você irá encontrar as ações sobre como a Kimia continua a entregar valor aos seus clientes e parceiros, respeitando as recomendações dos órgãos de saúde.

Antes disso, queremos contribuir para a sua reflexão sobre como a sua operação deve manter-se saudável neste momento tão desafiador. Alguns dos questionamentos abaixo podem apresentar respostas que ajudam a atravessar com serenidade este momento de incertezas.

Sua empresa e sua equipe estão preparadas para a retomada?

No cenário atual, se faz cada vez mais necessário o uso das metodologias da Melhoria Contínua para encontrar caminhos para:

  • Reduzir as perdas
  • Resolver problemas, e principalmente
  • Ganhar agilidade.

Ter uma mentalidade de crescimento para encontrar soluções criativas faz parte da essência do Lean.

Na sua origem os conceitos do Lean foram desenvolvidos em resposta às condições de crise na qual o Japão se encontrava após a Segunda Guerra Mundial. Neste sentido, existe uma semelhança muito forte de cenário em relação ao momento atual, e em específico, cabe destacar dois pontos:

  1. Restrições de investimento: em momentos de crise a quantidade de dinheiro se torna um recurso escasso, sendo necessário buscar soluções que agreguem valor aos clientes e ao negócio, evitando aquelas que somente consomem dinheiro e tempo.
  2. Necessidade de atender uma demanda reprimida: se na crise as pessoas são forçadas a mudar os seus hábitos de consumo, e acabam por postergar algumas compras, é na retomada que a capacidade de produção e entrega de serviços é colocada à prova.

Saiba que métodos e ferramentas como o Mapeamento de Fluxo de Valor (VSM), realização de eventos Kaizen, pensamento A3, ciclo PDCA, TPM e outras, podem adicionar clareza e assertividade na tomada de decisão e acelerar o alcance de resultados.

A segunda pergunta, e dessa vez olhando para frente, é:

Como a sua equipe está sendo preparada?

Para a retomada, será preciso que sua equipe esteja ainda mais engajada e comprometida com as metas.

O momento nos impõe a necessidade que as soluções sejam do tamanho desse grande desafio.

Isso significa que será fundamental saber como envolver as pessoas para reavaliar os processos, encontrar desperdícios, desenhar um estado futuro e entregar ações alinhadas com o mundo durante e após a Covid-19.

Não deixe de utilizar esse momento para criar pensamentos e práticas operacionais novas e de excelência. E lembre-se: grande parte das respostas iremos encontrar nas PESSOAS!

Qual é o papel que deve ser exercido pela liderança?

Por se tratar de um evento global, que alcançou em momentos diferentes alguns países, a pandemia da Covid-19 gerou muitas ações e uma análise comparativa de causa e efeito de cada decisão tomada. A cada dia novos conhecimentos são acumulados sobre como combater o vírus e amenizar o impacto na saúde e no dia a dia das pessoas.

Assim, por mais que o caminho a ser percorrido para resolver essa pandemia ainda não seja curto, parece que estamos no rumo certo.

Com isso, a dimensão humana para lidar com essa crise assume um papel importante. E neste ponto entra a função do Líder.

Liderar tem a ver com guiar as pessoas para o futuro apesar dos riscos e incertezas.

Segundo Eric J McNulty, colunista da MIT Sloan Management Review Brasil, a liderança em tempos de crise se concentra em três áreas:

  1. Capacidade adaptativa: a crise evolui e ser flexível às mudanças levará a boas decisões.
  2. Resiliência: inspire, acalme e engaje as pessoas.
  3. Confiança: proponha ações e lidere de maneira colaborativa.

E como a Kimia está agindo diante da Covid-19?

  • Todos os nossos consultores estão trabalhando no formato Home Office e os encontros com as lideranças acontecem por meio de salas virtuais.
  • Os projetos estão sendo adaptados e customizados para atender a necessidade de cada cliente (com e sem infra-estrutura tecnológica), pois sabemos que as metas não podem parar.
  • Temos uma plataforma EAD que possibilita que a equipe possa ser treinada agora e de maneira segura.
  • E por último, e não menos importante, temos em nosso site na internet diversos conteúdos gratuitos para quem quer aprender.

Nossa empresa está 100% comprometida em apoiar a sua equipe com serviços e experiências transformadoras de melhoria contínua de resultados. 

Este cenário irá passar, e queremos estar lado a lado das empresas para juntos buscar as melhores soluções para um mundo melhor!

Conte sempre conosco!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert


Fábio Alves

Fábio Alves

Sócio-Diretor da Kimia. Engenheiro de Produção com MBA Internacional em gestão de negócios. Tem mais de 15 anos de experiência implementando Lean no Brasil, México, Argentina, Suécia, Suíça, Espanha e França.



« Voltar

Sobre a KIMIA

São mais de 15 anos de experiência em diversos setores e segmentos para ajudar a sua empresa aumentar a produtividade, a competitividade e os lucros.

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por e-mail novos conteúdos sobre Melhoria Contínua e Aumento de Produtividade


Vamos conversar sobre como
aumentar a produtividade
em seus processos?


CLIQUE AQUI
e converse sem compromisso
com um de nossos consultores.
©KIMIA CONSULTORIA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
WhatsApp chat