BLOG da KIMIA para aumento de produtividade

Receba nossos conteúdos semanais e gratuitos
ASSINE

Treinamento customizado: como ele ajuda a trazer mais resultados?

Por Guilherme Sandrini em 19/03/2019

A realização de treinamentos customizados está sendo adotada cada vez mais por empresas, grandes e pequenas, por várias razões. O conteúdo dos cursos é desenhado de acordo com as necessidades do negócio, ajudando os funcionários a entregarem melhores resultados depois de cada módulo aplicado.

Assuntos irrelevantes à realidade da operação são descartados, poupando tempo, e a retenção do aprendizado é maior, já que os problemas e exercícios são planejados de acordo com exemplos reais do contratante.

Neste artigo, você vai entender melhor a importância de investir em treinamentos customizados para a sua empresa. Confira!

Aproximando o conteúdo à operação da empresa

Quando uma empresa busca treinar funcionários em determinada habilidade, software ou ferramenta, tem a opção de avaliar os objetivos do curso em conjunto com o fornecedor do treinamento, antes do conteúdo ser aplicado. Isso oferece uma oportunidade de remover, alterar ou adicionar qualquer elemento da ementa, conforme as necessidades do negócio.

Como você mesmo deve se lembrar de sua experiência quando jovem na escola, aprendemos com mais facilidade aquilo que podemos relacionar com nossa própria experiência. Ainda assim, os conteúdos são organizados por assunto ou matéria (técnicas da PEDAGOGIA), de forma que cabe ao aluno organizar os temas e relacioná-los entre si.

Quando o objetivo é promover ensino para adultos, a organização dos temas em torno de um problema facilita seu entendimento e aprendizagem (técnicas da ANDRAGOGIA), uma vez o treinamento é pensado para que exista aplicação. Assim, a seleção customizada do conteúdo aumentará o grau de absorção do conhecimento, ao ajudar os participantes a fazerem uma relação direta entre o conteúdo do curso e suas atividades do dia a dia.

Sempre que a Kimia realiza um treinamento junto a um cliente, propomos a visita sua operação, de forma a identificar elementos que podem ser utilizados em cada treinamento. Normalmente, situações são registradas com fotos, sendo utilizadas em discussão com as equipes. Da mesma forma, indicadores e medições também são utilizados como fonte de informação a ser analisada, o que forçará as equipes a uma atividade de reflexão sobre as práticas gerenciais e operacionais utilizadas atualmente.

Aplicando um caso prático

Nada melhor do que resolver um problema real para mostrar para as pessoas a validade do conhecimento. Assim, escolher uma área piloto para o curso pode ser um instrumento de didática valioso, pois ela também servirá de vitrine para que as outras pessoas percebam o impacto da aplicação.

Boa parte dos materiais existentes na bibliografia sobre as ferramentas Lean apresentam casos muito simples, visando uma boa didática, sem necessidade de conhecimentos técnicos prévios. Entretanto, as situações do mundo real normalmente são muito mais complexas, de forma que a distância entre a teoria e a aplicação prática pode existir.

A realização de um treinamento que possua em seu programa a aplicação das técnicas à situações reais, juntamente com a habilidade do instrutor em conduzir a discussão junto às equipes, podem minimizar qualquer a distância entre teoria e prática, garantindo uma entrega clara e, portanto, um resultado concreto.

Trazendo a inspiração do líder

Os treinamentos “de prateleira”, ou seja, aqueles pacotes já prontos, podem não ser especialmente estimulantes para a equipe. Eles funcionam na base do “tamanho único”, de forma a ignorar particularidades existentes em cada operação. Já o treinamento customizado merece cuidado especial.

Adicione à abertura da sessão de treinamento as palavras de um líder da empresa para estimular a atenção das pessoas em relação à importância estratégica do treinamento em questão. Sobretudo, peça ao líder para estar presente no encerramento do treinamento, com o objetivo de verificar a aplicação ou checar o conhecimento da equipe ao final.

Isso visa mostrar à liderança da empresa o compromisso com o resultado e também estimular o envolvimento da equipe durante o treinamento, sabendo que deverá haver uma apresentação final junto ao líder!

Integrando o treinamento customizado a uma agenda maior

Uma liderança lean sabe conferir às suas atividades um propósito maior: a geração de valor. O treinamento customizado ganha ainda mais força se seguido de um evento Kaizen. Trata-se de uma evento de curta duração, focado na resolução de um problemas, colocando em prática o conhecimento adquirido (CLIQUE AQUI para saber mais sobre o Método Kaizen). Isso contribui para mostrar o treinamento como parte da entrega do resultado.

Diferente de um curso “de prateleira”, que pode ser comprado em poucos cliques, o treinamento customizado não pode ser entregue de um dia para o outro já que exige preparação. Porém, evidentemente, traz mais eficiência e resultados.

Achou este artigo sobre treinamento customizado interessante? Então, aprenda ainda mais lendo nosso texto sobre como entregar bons resultados com o treinamento em Lean!

Powered by Rock Convert


Guilherme Sandrini

Guilherme Sandrini

Sócio da Kimia. Engenheiro e mestre em Engenharia de Produção. Certificado PMP - Project Management Professional. Atua em melhoria contínua desde 2004.



« Voltar

Sobre a KIMIA

São mais de 15 anos de experiência em diversos setores e segmentos para ajudar a sua empresa aumentar a produtividade, a competitividade e os lucros.

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por e-mail novos conteúdos sobre Melhoria Contínua e Aumento de Produtividade


Vamos conversar sobre como
aumentar a produtividade
em seus processos?


CLIQUE AQUI
e converse sem compromisso
com um de nossos consultores.
©KIMIA CONSULTORIA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS