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Lean IT: o que é e como tem transformado a gestão de Informação?

Por Guilherme Sandrini em 14/11/2018

Lean IT é um conceito que surgiu com base na metodologia Lean e no Sistema Toyota de produção — é como se estivéssemos falando de uma “TI enxuta”. Essa filosofia veio para otimizar os processos da tecnologia da informação e trazer resultados melhores para a empresa e seus clientes.

Quer saber do que se trata, por quais motivos as organizações investem nela e quais benefícios podem ser alcançados? Continue com a leitura, pois explicaremos essas questões nos tópicos a seguir!

O que é Lean IT?

A Lean IT — ou TI enxuta — é uma adaptação para a área de tecnologia da informação, de forma que ela seja integrada à estratégia da empresa, deixando de desempenhar apenas um papel de suporte, fornecendo valor para os clientes (internos e externos) e transformando a cultura organizacional.

Lean IT

Ao mudar a forma como os profissionais trabalham, busca-se:

  • eliminar as lacunas que dificultam a entrega de valor para os clientes;
  • tornar a equipe de TI mais integradas às outras áreas do negócio;
  • transformar a maneira como os profissionais enxergam e solucionam problemas;
  • criar um pensamento de pensar e executar sob a perspectiva do cliente.

A Lean IT geralmente é aplicada em dois cenários:

  1. empresas de TI (desenvolvedoras de softwares, aplicativos ou hardwares);
  2. organizações que usam a TI como suporte para os fluxos de trabalho; nesse caso, estamos falando da indústria, empresas de serviços e projetos, etc.

Que tipo de problema as empresas que recorrem a essa estratégia procuram solucionar?

Existe uma série de problemas que tornam uma gestão interessada em promover a TI enxuta. Entre as principais delas estão atraso na entrega dos projetos, gastos que extrapolam o budget, demora na solução de chamados, serviço com qualidade aquém e um volume elevado de retrabalho nas soluções desenvolvidas.

Além disso, também não podemos deixar de citar a baixa participação das áreas operacionais na validação das entregas realizadas pelas equipes de desenvolvimento. Isso acontece, em grande parte, devido às falhas na comunicação e falta de confiança por parte dos profissionais da operação.

Quais são as possíveis causas desses problemas?

As causas podem ter diversas origens, em vários processos. Confira algumas delas:

  • falha na definição dos problemas que devem ser resolvidos pela equipe de TI; se uma atividade é mal especificada e validada, a chance dela resolver efetivamente um problema é muito pequena;
  • falha na identificação de qual é a real necessidade do cliente;
  • erro no desdobramento das iniciativas estratégias de TI — da alta gestão até o time operacional pode haver falha no entendimento;
  • falhas na comunicação e troca de informações durante os projetos;
  • problemas para solicitar melhorias nos processos que dependem da área de TI;
  • equipes de TI e operacional não aprendem com os problemas que acontecem frequentemente;
  • equipes de TI não aplicam técnicas de gerenciamento de projetos (como Scrum, Agile, suporte de aplicativos de colaboração, entre outras);
  • falta de aplicação de gestão de projetos (o que ajuda no alinhamento do escopo, na comunicação, no gerenciamento de riscos e na gestão da mudança, por exemplo).

Quais impactos ela gera nos processos de TI?

A adoção dessa filosofia de trabalho proporciona diversos benefícios para as organizações que optam pela implementação. Entre os principais deles, podemos citar:

Por que é importante contar com ajuda externa na aplicação da Lean IT?

É natural que haja um desgaste entre os envolvidos no processo ou que as pessoas não consigam entender como traduzir e aplicar as técnicas consagradas do Lean para o seu ambiente. A experiência de quem já fez várias implementações pode ajudar a minimizar as incertezas e amplificar os benefícios do Lean TI.

A implementação da Lean IT na empresa transforma a gestão nesse setor e redireciona a visão dos profissionais para uma postura mais colaborativa, com foco na solução permanente dos problemas levantados pelos clientes e otimiza a comunicação entre todos os envolvidos — desde a diretoria até as equipes mais operacionais.

O que achou do assunto? Quer saber melhor como o Lean IT pode se aplicar à sua empresa e proporcionar todos esses benefícios? Então, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas agora mesmo!



Guilherme Sandrini

Gerente de Projetos da Kimia. Engenheiro e mestre em Engenharia de Produção. Certificado PMP - Project Management Professional. Atua em melhoria contínua desde 2004.



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